quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Acidentes de Trânsito - A falta de uma política pública

Conforme dados do Ministério da Saúde em 2010 foram 40.610 mortes em acidentes de trânsito no Brasil, o que corresponde a uma média de 111 mortes por dia, ou seja, a 1 morte a cada 12,9 minutos. Falta política pública, falta educação, falta conscientização e muito mais. O Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o 5º país do mundo em mortes no trânsito. De 2009 para 2010 houve um aumento de 7,5% de fatalidades.

Mais do que uma simples estatística ou mais um ranking qualquer, no final de um dia são 111 família que choram por seus entes queridos, que perderam a vida vitimados pelo caótico transito brasileiro. A falta de respeito as leis de trânsito em especial o uso de bebidas alcoólicas muito contribuem para esses números. Enquanto nossas campanhas de prevenção de acidentes de trânsito são tímidas e em horários secundários, as campanhas de cervejas são chamativas e estão no horário nobre. Qual o custo dessa política para nossa sociedade? Enquanto os valores de nossa sociedade estão invertidos, e surgem os "caretas" motoristas da rodada, vamos contabilizando mais mortes.

Atendendo a pedidos, coloco abaixo a excelente campanha de prevenção de acidente de trânsito produzido em 2010 pela TAC (Transport Accident Commision) de Victoria na Austrália. Além da bela música de fundo (Everybody Hurts - REM), o vídeo propicia um momento de reflexão sobre o assunto. Vale a pena conferir.





Nenhum comentário:

Postar um comentário