terça-feira, 15 de outubro de 2013

Acidentes com Crianças - Parte 1

Os acidentes domésticos com crianças são comuns e frequentes, e a grande maioria poderia ser evitado. Segundo dados do Ministério da Saúde (2008) os acidentes mais comuns variam de acordo com a idades da criança.
Para as crianças menores de 1 ano de idade, o sufocamento é a principal causa de morte. Já para as crianças de 1 a 14 anos a principal causa de morte são os afogamentos. A tabela abaixo mostra as principais causas de morte de crianças menores de 14 anos de idade, por grupos de faixa etária, segundo dados do Ministério de Saúde ocorrido em 2008.


Fonte: Datasus/Ministério da Saúde/2008 - Brasil


São diversas as situações em nossas casas, vizinhanças e comunidade que expõe as crianças aos riscos de sofrerem um acidente grave. O entendimento de como estes acidentes podem ocorrer é uma importante forma de se evitar esses acidentes. A seguir irei apresentar as principais situações que podem gerar um acidente com crianças.


Sufocação ou engasgamento:

O engasgamento e a sufocação são as principais causas de morte de crianças menores de 1 ano de idade, São potenciais para gerar situações de engasgamento: a alimentação (principalmente alimentos grandes como carnes), a ingestão de líquidos e a ingestão de objetos pequenos (moedas, clips, pedaços de brinquedos).
Já a sufocação pode ser causadas por protetores de berço, travesseiros e outros brinquedos deixados em berços. A escolha dos brinquedos deve ser feita de acordo com a faixa etária (evitando-se assim brinquedos que contenham peças pequenas para crianças menores). Também vale ressaltar que cordas e fios podem causar estrangulamento e a sufocação na criança, por isso devem ser evitados brinquedos e objetos contendo cordas, assim como cortinas e persianas com cordas também devem ser evitados. Embalagens plásticas e sacolas plásticas também podem causar sufocações e devem ser retiradas do alcance das crianças.
O vídeo abaixo faz parte da ONG Criança Segura que promove a prevenção de acidentes com crianças menores de 14 anos e trata sobre o engasgamento, vale a pena conferir.





Afogamento:

O afogamento é a principal causa de morte entre crianças menores de 14 anos, com exceção dos acidentes de trânsito (agrupando atropelamentos e passageiro de veículos). Para ocorrer o afogamento de crianças menores de 2 ano, basta uma altura de 2,5 cm de água para haver o afogamento, isto pode ocorrer em banheiras, baldes e vasos sanitários, pois as crianças tem as cabeças maiores e podem ter dificuldade de se levantar em uma situação de queda. Já para os maiores os maiores de 4 anos, as principais fontes de riscos são as piscinas, os rios, os lagos e o mar, o excesso de confiança pode levar a este tipo de acidentes.


Nos próximos posts continuarei com a lista de situações de risco de acidentes com crianças, até breve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário