A campanha mundial da Organização Internacional do Trabalho de 2016 enfatiza o estresse no ambiente de trabalho. Anualmente no dia 28 de abril de 2016, a OIT faz uma campanha mundial destacando algum tema para a prevenção de doenças e acidentes.
Segundo o material publicado, o estresse é a resposta física e emocional prejudicial ao indivíduo, causada por um desequilíbrio entre as exigências e os recursos percebidos e a habilidades dos indivíduos para lidar com essas demandas. Fazendo parte do grupo de perigos psicossociais (ergonômicos), que foi definida pela OIT em 1984.
O estresse pode desencadear outras doenças como as doenças cardiovasculares, as doenças musco-esqueléticas (DORT), a Síndrome de Burnout, a depressão, a ansiedade e o suicídio. Também pode desencadear outras situações de risco tais como: uso de álcool e drogas, elevação do consumo de cigarros, elevação do consumo alimentar, redução da vontade do indivíduo realizar atividades físicas e perturbações no sono.
O impacto econômicos do estresse está relacionado com o aumento do absenteísmo, redução da motivação e da satisfação, aumento do turnover e da intenção de deixar o emprego, redução da eficiência das atividades laborais.
O material completo da campanha pode ser acessado nos links abaixo:
- Relatório sobre o estresse no ambiente de trabalho (em inglês)
- Apresentação sobre a campanha do estresse no trabalho (em inglês)
Nenhum comentário:
Postar um comentário