quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Visita a Lanxess

Foi realizada com os alunos da Engenharia Química uma visita técnica a Lanxess Elastômeros do Brasil, sediada no polo petroquímico de triunfo.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Como NÃO utilizar um extintor de incêndio

O vídeo abaixo, mostra o que a falta de treinamento na utilização de extintores pode ocasionar.

Foi uma contribuição do aluno Geovani Rossi.



Mandem sugestões!

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Regulamentada a periculosidade para atividades em motocicleta

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, assinou nesta segunda-feira (13/10/2014) a Portaria nº 1.565 publicada na Seção 1 do Diário Oficial da União do dia 14 de outubro de 2014, que aprova o Anexo 5 - Atividades Perigosas em Motocicleta - da Norma Regulamentadora Nº 16 - Atividades e Operações Perigosas. Os itens 16.1 e 16.3 da mesma norma, que define que são consideradas atividades e operações perigosas somente as constantes no texto da NR 16 e, ainda, que a responsabilidade de caracterizar ou descaracterizar periculosidade, através de técnico feito por um Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho é do empregador, também foram aprovadas nessa portaria. O Anexo 5 determina que as atividades laborais feitas com a utilização de motocicleta e motoneta para o deslocamento do trabalhador em vias públicas são consideradas perigosas, exceto quando a locomoção se tratar do percurso da residência do funcionário até seu local de trabalho. Também não consideradas atividades perigosas àquelas feitas em veículos que não necessitam de emplacamento ou carteira de habilitação do condutor, operações feitas em locais privados e quando se trata de caso eventual, que se dá por tempo extremamente reduzido. O texto completo da NR-16, incluindo o novo anexo pode ser acessado aqui Atualmente a periculosidade é caracterizada por trabalho com explosivos, inflamáveis, radiação ionizante, eletricidade, segurança patrimonial e agora os trabalhos em motocicleta.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Trabalhadores de frigorífico passam mal após vazamento de gás no PR

Um vazamento de amônia intoxicou aproximadamente 40 funcionários de um frigorífico de Terra Boa, na região noroeste do Paraná, nesta sexta-feira (17/10/2014). De acordo com a empresa GTFoods, o vazamento do gás ocorreu devido a alta pressão em uma das válvulas de contenção. A unidade foi esvaziada e os trabalhadores foram atendidos pelo médico da empresa e, posteriormente, encaminhados para o Hospital Municipal de Terra Boa. Conforme o hospital, todos os pacientes já tinham sido medicados e o quadro clínico era estável. Segundo a Vigilância Sanitária, o vazamento começou no setor onde é realizada a limpeza das aves. O frigorífico está fechado e o vazamento foi solucionado, ainda conforme a empresa. As atividades só serão retomadas quando não houver mais riscos para os funcionários. Fonte: G1/PR

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Lista de Produtos Químicos Cancerígenos

Foi publicado no Diário Oficial da União no dia 8 de Outubro de 2014 uma portaria interministerial dos Ministros do Trabalho e Emprego, do Ministro da Saúde e do Ministro da Previdência Social a lista dos produtos cancerígenos, com o objetivo de orientar as políticas públicas para a redução dos casos de câncer no Brasil.

A Lista Nacional de Agentes Cancerígenos para Humanos (LINACH) é baseada na lista da IARC (International Agency for Research on Cancer) e sofrerá revisão a cada 6 meses, seguindo a mesma classificação da agência internacional em que os agentes são divididos em três grupos:

I - Grupo 1 - carcinogênicos para humanos;
II - Grupo 2A - provavelmente carcinogênicos para humanos; e
III - Grupo 2B - possivelmente carcinogênicos para humanos.

A lista completa dos agentes químicos de cada um dos grupos foi publicado no diário oficial e pode ser consultada nos links abaixo:
Parte01
Parte02
Parte03

Espera-se que sejam criadas políticas públicas para reduzir e até eliminar a manipulação e o uso desses agentes.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Reportagem sobre o Telemarketing no Fantástico

Foi exibida no programa Fantástico desse dia 5 de outubro uma reportagem sobre as séries de abusos aos funcionários do setor de telemarketing.

Os operadores denunciam assédio moral, exploração, humilhações por não cumprir metas e escala para funcionárias engravidarem, vale a pena acompanhar a matéria no site do fantástico, clique aqui.

É uma área de trabalho que cresce muito no Brasil, responsável por muitas queixas e afastamentos de origem ergonômica e psicossocial. Quase 80% dos trabalhadores são mulheres e a maioria estão no primeiro emprego, trazendo traumas e sequelas irreversíveis. O anexo 2 da NR-17 trata sobre algumas questões ergonômicas, porém as questões psicossociais são pouco abordadas.



Uma continuação com a repercussão da reportagem do Fantástico exibida no final de semana seguinte pode ser vista nesse link.